6 dicas para tornar seu negócio mais atraente para a geração Y
Especialista dá dicas para não deixar a empresa envelhecer e conquistar o público jovem
Luis Ushirobira /Info EXAME
Geração Y: conectividade e personalização
Os jovens nascidos entre as décadas de 80 e 90 ficaram conhecidos como membros da geração Y. Criada na era digital, essa turma está sempre conectada e é especialista em lidar com tecnologia. “Esse consumidor é um cara bastante diferente. É ansioso, imediatista e quer ter uma identidade e participar da criação de um produto”, explica Adriano Augusto Campos, consultor de inovação do Sebrae/SP e especialista do assunto.
Para o consultor, as micro e pequenas empresas não focam tanto nesse público e estão perdendo uma oportunidade. “Elas entendem como mais uma fatia de mercado. Focar no nicho é um caminho com mais possibilidades e condições de conhecer melhor”, ensina. Confira seis dicas para não deixar de atender esse público e evitar o envelhecimento da empresa.
1. Mantenha-se disponível
A proximidade é essencial. A geração Y quer opinar, criticar, reclamar, perguntar. As redes sociais são um dos principais canais de comunicação.
A proximidade é essencial. A geração Y quer opinar, criticar, reclamar, perguntar. As redes sociais são um dos principais canais de comunicação.
2. Observe
Um dos mitos relacionados com esse consumidor é que ele é difícil de atender e muito diferente. O segredo está em um passo simples. “Observar e conhecer o perfil desse público é a saída. Procure saber quais são os hábitos de compra, onde ele está, o que gosta, suas preferências culturais”, diz.
Um dos mitos relacionados com esse consumidor é que ele é difícil de atender e muito diferente. O segredo está em um passo simples. “Observar e conhecer o perfil desse público é a saída. Procure saber quais são os hábitos de compra, onde ele está, o que gosta, suas preferências culturais”, diz.
3. Atendimento personalizado
O consumidor mais jovem tem a tendência de priorizar marcas que ofereçam atendimento mais personalizado. “O vendedor tem que ser aquele cara que vai ajudar o cliente a escolher, participar da criação”, conta. Por isso, é importante treinar os funcionários para que estejam prontos a prestar um atendimento dessa forma. A personalização pode atingir ainda produtos e serviços.
O consumidor mais jovem tem a tendência de priorizar marcas que ofereçam atendimento mais personalizado. “O vendedor tem que ser aquele cara que vai ajudar o cliente a escolher, participar da criação”, conta. Por isso, é importante treinar os funcionários para que estejam prontos a prestar um atendimento dessa forma. A personalização pode atingir ainda produtos e serviços.
4. Tenha-os por perto
Escute os funcionários e fornecedores que fazem parte dessa geração. “Isso ajuda a perceber o que está funcionando e o que esse público quer”, afirma Campos.
Escute os funcionários e fornecedores que fazem parte dessa geração. “Isso ajuda a perceber o que está funcionando e o que esse público quer”, afirma Campos.
5. Mídia e interação
A comunicação tem que ser diferente. “Os meios tradicionais não surtem os mesmo efeitos”, explica Campos. Segundo o especialista, a interação simultânea por vários canais, como celular, internet e TV, são métodos eficazes de contato.
A comunicação tem que ser diferente. “Os meios tradicionais não surtem os mesmo efeitos”, explica Campos. Segundo o especialista, a interação simultânea por vários canais, como celular, internet e TV, são métodos eficazes de contato.
6. Pare e volte atrás
Quando a empresa implementa uma novidade, é preciso medir se o resultado foi bom. “A medida precisa ser avaliável e o bom empreendedor precisa saber o momento certo de recuar”, ensina Campos.
Quando a empresa implementa uma novidade, é preciso medir se o resultado foi bom. “A medida precisa ser avaliável e o bom empreendedor precisa saber o momento certo de recuar”, ensina Campos.
Priscila Zuini, de EXAME.com
6 dicas para tornar seu negócio mais atraente para a geração Y
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Monday, January 10, 2011
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